ENDODONTIA

A Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.

Em casos de alterações por fraturas dentárias, cárie, lesões endo-periodontais, trauma dentário, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) é indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e assim a saúde dos tecidos periapicais, em casos mais complicados como canais calcificados devido à consequência de um trauma ou pela idade, instrumentos e pinos fraturados na porção reta do canal, retratamentos endodônticos, são algumas das situações em que o tratamento endodôntico (de canal) é indicado.

O microscópio óptico (ou clínico) é utilizado na Endodontia Contemporânea como adjuvante, contribuindo para a resolução nos tratamentos de lesões endoperiodontais, esses e outros recursos tecnológicos são alguns dos utilizados para melhor conforto nos tratamentos endodônticos.

A maioria dos tratamentos endodônticos são realizados em sessão única, o que significa apenas uma consulta para a resolução do caso.

Nas clínicas AdaOdonto os pacientes têm atendimento individualizado nos tratamentos endodônticos (ou de canal) utilizando para resolução dos casos clínicos apresentados, recursos tecnológicos de última geração.

A endodontia é uma especialidade da odontologia que previne e trata de qualquer alteração na polpa dentária, tecidos periapicais e sistema de canais radiculares.

Fatores como cárie, fratura dentária, restauração profunda, trauma dentário são alguns dos diversos fatores que podem causar danos aos tecidos da polpa. A dor forte, aguda e espontânea são alguns dos sinais que demostram a inflamação da polpa e é o principal sintoma de que há a necessidade de se fazer o tratamento endodôntico.

O quadro clinico algumas vezes se apresenta de forma com que o dente não apresente nenhuma sintomatologia, havendo assim perda da vitalidade do dente e presença de bactérias no interior do canal radicular, e o dente apresenta uma coloração escurecida, o tratamento endodôntico pode ser realizado em uma única sessão ou em várias sessões; a conduta no tratamento endodôntico dependerá da condição do dente a ser tratado.

Nos dentes que apresentam coloração escurecida, o tratamento clareador interno pode ser realizado visando o restabelecimento da estética dental.

A tecnologia utilizada atualmente conhecida como Sistemas Rotatórios tornam o tratamento endodôntico mais rápido e simplificado.

Caso não seja realizado o tratamento endodôntico quando necessário, este poderá acarretar diversas consequências, levando à progressão de lesões de alta intensidade com comprometimento sistêmico. O dente com tratamento de canal poderá ter cárie novamente caso não haja uma boa higienização, mas não haverá dor.

O tratamento endodôntico faz com que o paciente evite perder o dente, evitando assim, um tratamento mais demorado e oneroso.

Videos: Clique para visualizá-los.

Aqui, o atendimento endodôntico é realizado com o sistema de Limas Rotatórias que asseguram um preparo de canal de forma mais rápida e de grande qualidade. Esse tipo de tratamento é ideal para casos de maior complexidade, como canais que apresentam curvaturas apicais bem acentuadas.

Com alta flexibilidade e resistência, essa é uma técnica menos invasiva para um preparo radicular de maneira rápida, segura e eficaz, aumentando a segurança clínica.

Veja abaixo os aparelhos* utilizados para a realização de técnica rotatória para um tratamento endodôntico seguro e eficiente nas Clínicas AdaOdonto.

*Aparelhos J.Morita

Clínica AdaOdonto