A reabilitação com próteses dentarias visam resultados que reproduzam a dentição natural com a maior fidelidade possível.
A reabilitação dos dentes, podem ser realizada de forma fixa através de próteses convencionais ou sobre implantes, sejam múltiplas ou unitárias – ou de forma móvel – próteses totais ou parciais removíveis.
O tipo de reabilitação vai de acordo com a necessidade do tratamento.
Uma excelente opção para reconstituir dentes com alterações na cor e na forma, para a recuperação estética de dentes parcialmente comprometidos que não podem ser recuperados tão somente com o apoio dos tratamentos convencionais como resina composta e clareamento dentário, proporcionando uma alta resistência mecânica e um resultado de estética refinada, resistente e duradoura quando comparadas a outras reabilitações, tudo isso aliado a um mínimo desgaste da estrutura dentária, são as reabilitações com as facetas laminadas de porcelana, tipo lente de contato.
As facetas ou lentes de contato se apresentam como capas de pouca espessura de porcelana que são cimentadas ao dente com um cimento estético especifico junto a estrutura delicadamente preparada, porção anterior ou exposta ao sorriso.
A principal vantagem das lentes de contato e ou facetas é a resistência e durabilidade quando comparada às reabilitações com as resinas compostas convencionais.
O acompanhamento profissional é de fundamental importância para a manutenção da saúde bucal, e deve ser realizada em intervalos regulares, dependendo da necessidade de cada paciente, para que a reabilitação oral realizada não venha a ser comprometida.
A falta de um ou mais dentes podem levar ao aparecimento de vários distúrbios como dificuldades na articulação temporomandibular-ATM, mastigação deficiente, problemas nutricionais e gastrointestinais, doenças periodontais, dores orofaciais, envelhecimento facial precoce e comprometimento estético .
A reposição do elemento dental perdido é importante para o restabelecimento da oclusão fazendo com que não ocorra a movimentação dos dentes remanescentes, e evitando dessa forma, que o sistema mastigatório e a estabilidade maxilar sejam prejudicadas.