O microscópio óptico (ou clínico) é utilizado na Endodontia Contemporânea como adjuvante, contribuindo para a resolução nos tratamentos de lesões endoperiodontais, esses e outros recursos tecnológicos são alguns dos utilizados para melhor conforto nos tratamentos endodônticos.
A maioria dos tratamentos endodônticos são realizados em sessão única, o que significa apenas uma consulta para a resolução do caso.
Nas clínicas AdaOdonto os pacientes têm atendimento individualizado nos tratamentos endodônticos (ou de canal) utilizando para resolução dos casos clínicos apresentados, recursos tecnológicos de última geração.
A endodontia é uma especialidade da odontologia que previne e trata de qualquer alteração na polpa dentária, tecidos periapicais e sistema de canais radiculares.
Fatores como cárie, fratura dentária, restauração profunda, trauma dentário são alguns dos diversos fatores que podem causar danos aos tecidos da polpa. A dor forte, aguda e espontânea são alguns dos sinais que demostram a inflamação da polpa e é o principal sintoma de que há a necessidade de se fazer o tratamento endodôntico.
O quadro clinico algumas vezes se apresenta de forma com que o dente não apresente nenhuma sintomatologia, havendo assim perda da vitalidade do dente e presença de bactérias no interior do canal radicular, e o dente apresenta uma coloração escurecida, o tratamento endodôntico pode ser realizado em uma única sessão ou em várias sessões; a conduta no tratamento endodôntico dependerá da condição do dente a ser tratado.
Nos dentes que apresentam coloração escurecida, o tratamento clareador interno pode ser realizado visando o restabelecimento da estética dental.
A tecnologia utilizada atualmente conhecida como Sistemas Rotatórios tornam o tratamento endodôntico mais rápido e simplificado.
Caso não seja realizado o tratamento endodôntico quando necessário, este poderá acarretar diversas consequências, levando à progressão de lesões de alta intensidade com comprometimento sistêmico. O dente com tratamento de canal poderá ter cárie novamente caso não haja uma boa higienização, mas não haverá dor.
O tratamento endodôntico faz com que o paciente evite perder o dente, evitando assim, um tratamento mais demorado e oneroso.