Implantodontia


img

A Implantodontia é o ramo da odontologia que permite que dentes perdidos, por uma série de motivos, sejam substituídos por novas estruturas artificiais fixadas ao osso. Com uma relação direta ao resultado estético final.

Atualmente a reabilitação oral com implantes osseointegrados para repor dentes perdidos ou condenados é a maneira mais conservadora e prática, com técnicas cirúrgicas com grande previsibilidade, protocolos para controle de ansiedade, anestésicos locais de longa duração, tomografias computadorizadas, planejamento virtual e reconstrução tridimensional são algumas das ferramentas que tornam a cirurgia para instalação de implantes um procedimento rápido e seguro.

Os implantes dentários são parafusos feitos de titânio – que não sofre rejeição pelo organismo devido ser um material biocompatível – com o objetivo de repor elementos dentários perdidos, os implantes são inseridos no osso da mandíbula e/ou maxila.

O osso que antes suportava os dentes naturais passa por um processo de reabsorção/remodelação óssea severa e constante após perdas dentárias resultando perda da dimensão vertical (pessoa com cara de zangada) em aprofundamento das curvas de expressão facial (pessoa com aparência envelhecida) e comprometimento ósseo dos dentes vizinhos, esse processo é paralisado com a instalação dos implantes.

O implante pode ser utilizado para repor um dente perdido ou condenado que necessita ser extraído, ou em casos de perdas múltiplas, devolvendo após a instalação do implante e da prótese sobre implante uma estética compatível com os dentes naturais.

O uso de exames de imagens avançados, tomografias computadorizadas e softwares de planejamento e reconstrução tridimensional permite ao cirurgião dentista visualizar a disponibilidade óssea na região da perda dentária, o volume ósseo disponível nas áreas onde serão instalados os implante osseointegrados, assim como estruturas nobres como nervos e seios maxilares.

O osso que se encontra ao redor do dente perdido é reabsorvido progressivamente, esse processo de atrofia ou reabsorção óssea torna o osso mais fino, necessitando – para que ocorra o restabelecimento do contorno ósseo tanto em altura, quanto em espessura – dos enxertos que podem ser obtidos de bancos de tecidos de materiais sintéticos ou do próprio paciente.

Atualmente, a eficiência mastigatória de um dente sobre implante quando comparada a um dente natural chega quase a 100% e esteticamente é muito similar ao dente natural, imperceptível na maioria das vezes de distinguir qual foi o elemento dentário perdido e substituído por uma prótese sobre implante, o custo para esse tipo de reabilitação depende da complexidade de cada caso ,a quantidade de implantes instalados na cirurgia e a escolha de determinado material utilizados na confecção da prótese.

Videos: Clique para visualizá-los.


img

Instalação de implante

 

 

Reabilitação oral:

a atualidade com a busca em oferecer através de novos métodos e tecnologia melhores alternativas de tratamento, a reabilitação com próteses dentárias tem como objetivos principais o restabelecimento e a manutenção do conjunto de estruturas bucais, devolvendo funções mastigatórias como estética e fonética, contribuindo assim para uma recuperação da autoestima do paciente.

A reabilitação com próteses dentarias visam resultados que reproduzam a dentição natural com a maior fidelidade possível.

A reabilitação dos dentes, podem ser realizada de forma fixa através de próteses convencionais ou sobre implantes, sejam múltiplas ou unitárias – ou de forma móvel – próteses totais ou parciais removíveis.

O tipo de reabilitação vai de acordo com a necessidade do tratamento.
Uma excelente opção para reconstituir dentes com alterações na cor e na forma, para a recuperação estética de dentes parcialmente comprometidos que não podem ser recuperados tão somente com o apoio dos tratamentos convencionais como resina composta e clareamento dentário, proporcionando uma alta resistência mecânica e um resultado de estética refinada, resistente e duradoura quando comparadas a outras reabilitações, tudo isso aliado a um mínimo desgaste da estrutura dentária, são as reabilitações com as facetas laminadas de porcelana, tipo lente de contato.

As facetas ou lentes de contato se apresentam como capas de pouca espessura de porcelana que são cimentadas ao dente com um cimento estético especifico junto a estrutura delicadamente preparada, porção anterior ou exposta ao sorriso.

A principal vantagem das lentes de contato e ou facetas é a resistência e durabilidade quando comparada às reabilitações com as resinas compostas convencionais.

O acompanhamento profissional é de fundamental importância para a manutenção da saúde bucal, e deve ser realizada em intervalos regulares, dependendo da necessidade de cada paciente, para que a reabilitação oral realizada não venha a ser comprometida.

A falta de um ou mais dentes podem levar ao aparecimento de vários distúrbios como dificuldades na articulação temporomandibular-ATM, mastigação deficiente, problemas nutricionais e gastrointestinais, doenças periodontais, dores orofaciais, envelhecimento facial precoce e comprometimento estético .

A reposição do elemento dental perdido é importante para o restabelecimento da oclusão fazendo com que não ocorra a movimentação dos dentes remanescentes, e evitando dessa forma, que o sistema mastigatório e a estabilidade maxilar sejam prejudicadas.

 

Carga Imediata:

Consiste em implantar novas estruturas (dentes provisórios ou definitivos) imediatamente após a cirurgia sem comprometer o processo de cicatrização, desde que se tenha uma estabilidade inicial do implante satisfatória (travamento do implante no osso). Processo oferecido para proporcionar a pacientes conforto e satisfação, pois o implante pode ser utilizado na mastigação imediatamente e o processo de reabilitação é rápido.

A Carga Imediata só deve ser realizada se as condições dos ossos que sustentam a dentição estiverem boas para suportar o novo implante. O advento de implantes osseointegrados revolucionou o diagnóstico, o planejamento, a execução e a manutenção de reabilitações orais com o aparecimento de novas técnicas restritas às situações específicas. Para aplicar a ativação imediata dos implantes, é necessário o tecido ósseo mais denso, para possibilitar o travamento adequado dos implantes (estabilidade inicial dos implantes). Um bom travamento do implante combinado com a análise precisa e com o tipo de prótese ideal favorecem a aplicação e resultado da Carga Imediata em diversos tipos de situações, desdentados totais ou parciais.

Videos: Clique para visualizá-los.


img

Overdenture com barra-clipe

 


img

Overdenture com O`rings

 


img

Protocolo

 



Cirurgia Minimamente Invasiva:

São realizadas com o mínimo de comprometimento da gengiva e dos tecidos bucais durante uma intervenção cirúrgica. Esse tipo de cirurgia proporciona um pós-operatório mais rápido.

Atualmente, com técnicas cirúrgicas eficientes e pouco invasivas, anestésicos locais potentes e de longa duração, medicamentos para redução da ansiedade e protocolos medicamentosos cujo objetivo é assegurar um pós-operatório sem complicações e permitir aos pacientes o rápido retorno às suas atividades rotineiras.

Videos: Clique para visualizá-los.


img

Desinclinação de molar com mini-implante

 


img

Enxerto de conjuntivo

 


img

Enxerto de mento

 


img

Sinus lift minimamente traumático

 


img

Sinus lift

 


Clínica AdaOdonto


Consultório 1

Ed. Harmony Medical Center
84 99913-9714
Telefone:+55 84 3616-8187
Telefone:+55 84 99404-9032
Rua Joaquim Manoel, 615
SL. 805 - 8º andar
CEP: 59042-330
Petrópolis - Natal/RN

Consultório 2

Hotel Areia de Ouro
84 99913-9714
Telefone:+55 84 3092-3570
Telefone:+55 84 99404-9032
R. Élia Barros, 250
SL. 101
CEP: 59090-140
Ponta Negra Natal-RN

Fale Conosco