Odontologia Estética


img

Odontologia Estética ou Dentística é o ramo da odontologia que atua na área da restauração dental cosmética. Os profissionais desta especialidade tratam de uso de resinas diretas, facetas e restaurações estéticas, clareamentos dos dentes, dentre outros procedimentos.

Uma analise detalhada deve ser realizada para que o dentista possa esclarecer duvidas e orientar quanto aos cuidados que devem ser tomados durante e após o clareamento.

O correto planejamento e execução asseguram resultados satisfatórios e duradouros, diante da quantidade de técnicas e produtos disponíveis no mercado, é importante que o profissional lhe oriente quanto ao produto e a técnica mais indicados para o seu caso.

A constante busca pela excelência estética e a utilização da nanotecnologia, contribuíram para tornar os procedimentos restauradores altamente confiáveis e duradouros quando executados por profissionais devidamente capacitados.

A partir dos avanços e aperfeiçoamentos dos matérias e técnicas restauradoras diretas, a aplicabilidade das resinas compostas se tornaram uma realidade na odontologia moderna.

O clareamento dental é indicado para todos que estejam descontentes com a cor dos seus dentes, em especial para aqueles que possuem dentes escurecidos pela idade, acometidos por fluorose e com indicação de faceta, dentes manchados por tetraciclinas.

 

Coroas Protéticas:

São utilizadas para proteger e restaurar a função, forma e cor do dente afetado profundamente (por cárie, por exemplo). Consistem em um suporte de metal (geralmente liga de ouro ou pinos de ouro pré-fabricados) mergulhado em cerâmica (porcelana). Porém, esse tratamento é utilizado em casos extremamente específicos e estudados minuciosamente pelo dentista, é uma opção com bons resultados estéticos, orgânicos e funcionais.

Videos: Clique para visualizá-los.

 

Facetas de porcelana:

São utilizadas como uma forma ideal de melhoramento estético para pacientes que sofreram perda de substâncias dentárias e que por isso precisaram realizar a “raspagem” do dente e depois cobri-lo completamente. Também são indicadas quando há a necessidade de alterar o formato, a coloração e/ou o tamanho dos dentes desgastados, pois, como dito anteriormente, permite a total cobertura do dente desgastado, com a vantagem de oferecer uma aparência natural. As facetas de porcelana consistem na substituição da porção visível do esmalte por uma cerâmica que é unida intimamente à superfície dental oferecendo propriedades ópticas, mecânicas e biológicas semelhantes às características do esmalte natural.

Videos: Clique para visualizá-los.

 

Restaurações do tipo Inlay/ Onlay:

Os materiais estético-restauradores têm sido cada vez mais utilizados para restaurar dentes posteriores.
Atualmente as resinas compostas híbridas são consideradas materiais de primeira escolha para a restauração da cavidade conservadoras e de tamanho moderado no setor posterior sempre que o material estético e adesivo for necessário. Entretanto, as restaurações indiretas com cerâmica infiltram menos e adaptam-se melhor do que as equivalentes em resina. Inlays e Onlays de porcelana têm gerado extremo interesse nos últimos anos devido à estética e refinamentos tecnológicos.
As restaurações Inlay: são do tipo em que o preparo poderá implicar a execução de uma ou mais caixas sem proteção de cúspides.
As restaurações onlay: o preparo implica na proteção ou substituição parcial ou total de uma ou mais cúspides.

Vantagens:

As restaurações cerâmicas do tipo Inlay/Onlay representam uma excelente alternativa de tratamento restaurador estético para os dentes posteriores, e suas vantagens adicionais quando comparadas às restaurações diretas com resina composta são as seguintes:

  • São confeccionados fora da boca. Melhor propriedade físicas e mecânicas, ocasionando mais longevidade dessas restaurações quando bem executadas.
  • Apresentam excepcional estética ao pondo de serem virtualmente indistinguíveis do dentes naturais e as cerâmicas mantém essa característica por mais tempo do que as restaurações diretas de resina.
  • Apresentam condutividade térmica, reduzindo assim, a sensibilidade.
  • São fortes e apresentam longevidade considerável.
  • Apresentam radiopacidade similar a da estrutura dental.
  • Acumulam menos placa.

 

Inlay Dental – Esse tipo de restauração é ideal e indicada aos pacientes com a necessidade de preencher cavidades dentais que podem ser causadas por uma série de problemas bucais. O resultado estético em nada difere da aparência da dentição natural do paciente. Essas reabilitações conservadoras de porcelana também apresentam limitações, e quando executados sob condições desfavoráveis será necessária uma análise criteriosa de cada caso clínico.

Videos: Clique para visualizá-los.

 

Clareamento Dental:

Há muito tempo é uma alternativa para a restauração da estética em dentes vitais e não-vitais escurecidos ou manchados. Clareamento dental é indicado aos pacientes que, por fatores como ingestão de alimentos com coloração, como café, vinho, a utilização de cigarros, a idade, e outros fatores, sofreram alteração na coloração dos dentes.

O clareamento é um tratamento realizado sobre o esmalte do dente e que pode ser repetido ao longo do tempo. Seu resultado pode variar de paciente para paciente, dependendo da condição dos dentes e da higienização efetuada. É indicado quando um único dente anterior ou um grupo de dentes interfere negativamente na aparência do sorriso, prejudicando o equilíbrio estético devido à desarmonia da cor percebida de imediato. Nas Clínicas AdaOdonto, da Dra. Adazilma Fernandes, é possível realizar clareamento a laser.

Videos: Clique para visualizá-los.


Clínica AdaOdonto


Consultório 1

Ed. Harmony Medical Center
84 99913-9714
Telefone:+55 84 3616-8187
Telefone:+55 84 99404-9032
Rua Joaquim Manoel, 615
SL. 805 - 8º andar
CEP: 59042-330
Petrópolis - Natal/RN

Consultório 2

Hotel Areia de Ouro
84 99913-9714
Telefone:+55 84 3092-3570
Telefone:+55 84 99404-9032
R. Élia Barros, 250
SL. 101
CEP: 59090-140
Ponta Negra Natal-RN

Fale Conosco