img

Especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de proteção e sustentação dos dentes(tratamento do osso e da gengiva). Trata de gengivites, periodontites, enxertos gengivais, cirurgias de gengiva, recuperação dos dentes.

A falta de uma higienização adequada, pode comprometer a saúde da gengiva, a presença de inchaços, cor avermelhada, e sangramento durante a escovação são alguns dos sintomas que demostram que existe o que chamamos de gengivite (inflamação da gengiva) quando não tratada de maneira rápida e adequada, pode evoluir para uma periodontite e comprometer os tecidos que dão sustentação aos dentes, alguns dos sinais observados nos casos em que a periodontite ocorre são mobilidade dentária e recessões gengivais.

O tártaro, como é conhecido popularmente, pode ser prevenido através de uma boa escovação e uso do fio dental, o tártaro quando presente deve ser removido pelo cirurgião-dentista através de um procedimento rápido e indolor.

A cirurgia plástica periodontal pode melhorar a harmonia do sorriso, ajudar a evidenciar dentes antes recobertos por excesso de gengiva, e recobrir recessões gengivais em áreas com comprometimento estético, com o objetivo de ajudar na manutenção da saúde dos tecidos periodontais, em alguns casos biomateriais e enxertos de tecido gengival são utilizados.

Gengivite:

É caracterizada pela inflamação da gengiva marginal e das papilas causada pela placa bacteriana, não envolvendo estruturas mais profundas, como o ligamento periodontal e osso alveolar. Os principais sintomas clínicos são sangramento, sondagem, vermelhidão e edema (aumento do volume, podendo variar esses sintomas conforme a gravidade do problema, e quantidade da placa bacteriana.

Como tratar: Para sanar a Gengivite é necessário que seja feito controle adequado da placa. Obtém-se a cura completa através de uma higiene bucal adequada e a remoção da placa por um profissional. A ausência de inflamação será mantida por longo prazo se o paciente for capaz de manter um ótimo padrão de higiene oral.

Videos: Clique para visualizá-los.

Periodontite:

Os processos inflamatórios estendem-se às estruturas periodontais mais profundas, osso alveolar e ligamento periodontal ocorrendo a formação de bolsos e perda de inserção, as perdas teciduais em geral ocorrem de forma localizada e não generalizada. Quando em fase inicial, o tratamento é simples, sendo preferível, na maioria dos casos, procedimentos mecânicos. Em situações distintas, pode ser feita complementação com medicamento local ou sistêmico.
Videos: Clique para visualizá-los.

Gengivites e as Periodontites:

São doenças de origem predominantemente bacteriana. Em primeiro plano, o tratamento é anti-infeccioso, redução e eliminação da infecção através de tratamento mecânico das superfícies radiculares e dentais e do tecido gengival, com complementação de medicamento local ou sistêmico em casos especiais.

Doença Periodontal e Carga Imediata:

Nos casos de doenças periodontais, a possibilidade de realizar Carga Imediata deverá ser minuciosamente analisada por um profissional qualificado, pois a estrutura óssea do paciente poderá estar fragilizada e não sustentar o implante devido a falta de suporte. Caso contrário, a Carga Imediata será uma boa solução para o problema e proporcionará satisfação devido ao resultado imediato proporcionado pelo processo.

Clínica AdaOdonto

Consultório 1