A escolha da prótese sobre implantes será feita após análise aprofundada de cada paciente, individualizando o caso. Porém, pacientes podem variar entre os dois tipos, isso dependerá da necessidade e dos fatores orgânicos apresentados durante o tratamento.
Ao contrário das dentaduras, as próteses sobre implantes não são diretamente fixadas à gengiva, e sim sobre implantes cilíndricos metálicos (titânio) fixados ao osso.
A prótese sobre implantes é indicada aos pacientes cujo tratamento requer uma fixação mais eficaz e em casos em que, mesmo com a perda da dentição, existe osso suficiente e em boas condições para suportar os implantes. É comum esse tipo de prótese para a arcada inferior, que normalmente apresenta suporte instável para dentaduras. No entanto, ela serve perfeitamente tanto para utilização na arcada inferior quanto na superior. Os dentes utilizados numa prótese sobre implantes podem ser de acrílico ou porcelana e podem dar aparência parecida aos dentes naturais, bem como oferecer uma funcionalidade mais segura aos pacientes.
A prótese sobre implantes oferece aos pacientes mais conforto, maior facilidade para articular palavras e melhor fonética, além de maior estabilidade para mastigar e estética muito próxima ao dente natural. Além disso, uma grande vantagem das próteses sobre implantes, é que, para realizá-la, não é necessário o procedimento de desgaste dos dentes vizinhos.
Normalmente, o pós-operatório é muito bom e pacientes não relatam incômodos, além disso, em cerca de 95% dos casos, quando a pessoa se cuida, tem uma boa higiene (como a exigida para dentes naturais saudáveis) e cumpre as devidas visitas ao dentista, o implante pode durar a vida toda. A prótese sobre Implantes é, de fato, um método extremamente eficaz.